Tópicos do curso:
     
• a função da vida no Macroorganismo Planeta Terra

• criando florestas: Consórcios, estratos e sucessão natural

• Design Agroflorestal

• manejo agroflorestal: Capina seletiva, preparo do solo, plantio, podas..

• aplicação das técnicas e conceitos da agrofloresta em diferentes escalas

• classificação e coleta das plantas PANC

• preparo de sucos e pratos Panc

Mais do que uma técnica sustentável de uso de solo, a agrofloresta é uma maneira inteligente de interagirmos com as dinâmicas naturais de cada ambiente, favorecendo a vida e os recursos no local e no macro-organismo Planeta Terra.

No TIBÁ, trabalhamos para tornar pastos em florestas produtivas. Atualmente, o curso de Agrofloresta é o principal motor do reflorestamento produtivo do TIBÁ. O processo de criação de florestas começou há 30 anos com os fundadores do TIBÁ Johan e Rose van Lengen, e passou por inúmeros cursos e manejos com o mestre Ernst Gotsch.

Assim, além de aprender sobre agrofloresta, você tem a oportunidade de fazer parte dessa linda história e deixar um impacto positivo para terra Tibana e para o planeta Terra como um todo.

PANCs são aquelas plantas popularmente consideradas apenas como “mato” ou “erva daninha” e não aproveitadas como alimento. São as plantas que nascem espontaneamente no solo por serem resistentes e adaptadas ao lugar e que possuem alguma parte comestível pelo homem. 

Na alimentação atual, come-se uma variedade muito reduzida de hortaliças, frutas, cereais, raízes, tubérculos, resinas e sementes. Estima-se que na alimentação mundial são consumidas apenas 170 espécies de plantas, somente 20 espécies por dia. Esse número é baixo comparado a grande quantidade de plantas comestíveis que existem no Brasil e no resto do mundo. Estudos apontam que no Brasil há 10 mil tipos de PANCs e, no mundo todo, mais de 50 mil.

Agora, pensemos na quantidade de nutrientes que poderíamos estar ingerindo e melhorando nossa saúde, qualidade de vida e enriquecendo nossos pratos. Novos sabores, novos aromas, novas cores e composições na nossa alimentação!

instru_yuri.jpg

Yuri Diniz

Jovem agricultor que vive em busca de um balanço energético positivo, para que a sua passagem possa se mostrar oportuna para o Planeta Terra como um todo. Inspirado nas sabedorias passadas pelo seu mestre Ernst Gotsch, Yuri é o Idealizador e sócio-fundador da empresa CARPE – Projetos Socioambientais, professor de Sustentabilidades da Escola Parque e criador do Grupo do Jardim! E agora tem o orgulho de ministrar cursos no TIBA!

Regina Yassoe Fukuhara

Regina Fukuhara é aquarelista, permacultora e ensina sobre as PANC desde 2016. Filha de cafeicultores, trilha o caminho de volta às origens. Faz trabalho voluntário de horta na escola guarani na Tekoa Ytu, colabora com os coletivos Prato Verde Sustentável e  Autonomia ZN em S.Paulo. Mantêm o blog Sabores do Mato e durante a pandemia criou o canal no youtube Regina Fukuhara & Sabores do Mato.

 
 

INSCRIÇÕES ABERTAS

O curso de Agrofloresta + PANC de 3 dias custa R$ 1200,00 por pessoa.

Podendo ser pago com R$ 400,00 de entrada para reservar a vaga o restante do valor pode ser pago com Pix, cartão de credito ou debito ou parcelado com taxa de 4% (no local ou com transferencia bancaria)

No curso esta incluído hospedagem em quartos compartilhados, alimentação (ovo-lacto-vegetariano + PANC) e material.

 

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Enviar o comprovante do depósito ou a informação contida no mesmo incluindo seu nome completo para o e-mail: contato@tibario.com
Sem o comprovante de depósito ou a informação contida no mesmo sua vaga não será confirmada.

FORMA DE PAGAMENTO

Depósito em : Banco Bradesco, Ag.6757, Cc.9021-2 , CPF: 059.444.467-57

PIX celular 21984129625

HORÁRIO E DA DATA DE CHEGADA

Os participantes devem se apresentar no TIBÁ um dia antes do inicio do curso pelo final da tarde.
Favor avisar caso forem chegar após às 21:00h. O curso começa às 7:00h e termina no domingo às 15h.

As acomodações são em quartos compartilhados assim temos capacidade para 28 hóspedes com alimentação ovo-lacto-vegetarianas (três refeições por dia). Os seis (6) banheiros são de uso coletivo.

Recomendamos trazer repelente, lanterna, capa de chuva, chinelo, toalha, itens de higiene pessoal (de preferência biodegradável), traje de banho, sapatos e luvas para trabalho. Se quiser traz seu próprio facão ou tesoura de poda.