Andry Widyowijatnoko

Arquiteto, palestrante e pesquisador na Building Technology Research Group at Development Institute Teknologi ou ITB) em Bandung, Indonésia.

Há mais de 20 anos trabalha com bambu e se destaca mundialmente pela qualidade de suas obras. Seu conhecimento é baseado em pesquisa e prática, contribuindo mundialmente para a evolução das técnicas aplicadas ao bambu como material de construção.

Desenvolveu um novo sistema estrutural mesclando tensegridade e frames recíprocos e atualmente está focado no ensino e aplicação desse sistema.

 

Programação do curso:

Teoria:

  • Conexões tradicionais e inovadoras com bambu

  • Domos geodésicos

  • Tensegridade

  • Estruturas recíprocas

  • Estrutura paraboloide hiperbólica

Experimentação e projeto:

  • Produção de maquetes: tensegridade e rection

Prática/construção:

  • Construção de estruturas em escala real a partir dos conceitos apresentados

O curso de 4 dias ( 30 de junho até 03 de julho) com o mestre Andry Widyowijatnoko é organizado para arquitetos, bambuzeiros, designers, artistas plásticos, engenheiros e todos aqueles que queiram conhecer ou se aprofundar na beleza do bambu como material construtivo!

O indonês Andry Widyowijatnoko começou sua trajetória como bambuzeiro há mais de vinte anos, trabalhando com construções de baixo custo utilizando malhas e trançados de bambu em estruturas de paredes. Sua viagem à Colômbia foi o ponto de virada em sua carreira. Lá, teve contato com a rica história e tradição de construção com bambu. Após essa experiência, voltou para a Indonésia onde projetou a estrutura do Great Hall OBI, em Jatiluhur.

O projeto inovador do Great Hall ganhou diversos prêmios de arquitetura. Nele, Andry combina materiais e saberes locais com um design estrutural moderno. Da mesma forma, mescla amarrações tradicionais e conexões parafusadas utilizando tecnologias atuais. Ademais, sua tese de doutorado se baseou em analisar e aperfeiçoar encaixes e conexões em bambu, o que lhe rendeu muito conhecimento e prática no tema. Ao longo dos anos, vem construindo com bambu de pavilhões a resorts, utilizando toda sua expertise estrutural e técnica baseada na prática.

Atualmente, se aprofunda em métodos estruturais mais específicos como frames recíprocos, domos geodésicos e tensegridade, sendo uma figura essencial na difusão e modernização da utilização do bambu como material construtivo.

O curso contará com palestras sobre construção com bambu, tipos de conexões, evolução de métodos construtivos e oficinas práticas sobre o conteúdo apresentado. Uma grande oportunidade para quem deseja expandir opções de trabalhar e projetar com bambu.

Arquitecto, ponente e investigador en Building Technology Research Group en Bandung, Indonesia. Comenzó su trabajo con el bambú en 1999 desarrollando viviendas de bajo costo. Después de estudiar en Colombia, cambió su enfoque para promover el material y aumentar su importancia para la arquitectura mundial. Diseñó un edificio de alta gama que le valió el premio Great Hall OBI: una construcción ovalada con luces de 20 a 30 metros, hecha completamente de bambú. Completó su doctorado en Alemania en 2012 bajo el tema “Conexiones tradicionales e innovadoras en el bambú”. Hoy se enfoca en aplicaciones estructurales avanzadas como tensegridad, estructuras recíprocas y tensadas y también construcciones espaciales con diseño paramétrico. Promoviendo nuevas formas de construir con bambú, ha dado conferencias y talleres alrededor del mundo.