PRAÇA DE DOMOS
As cúpulas construídas durante os encontros com Gernot Minke e nossas oficinas de Bio-Arquitetura, representam várias técnicas de construção, com adobes, terra e bambu, e calficite. Uma das estruturas em forma de ninho tecido é a passagem que interliga os locais das cúpulas.
A pequena cúpula marrom, é uma estrutura de bambu tecido e emplastro de calficite. Este, é uma mistura de materiais orgânicos fibrosos, cal, terra e cimento.
A grande cúpula é construída com tijolos de adobe para dar um padrão único à superfície interior, criando uma qualidade acústica especial e coberto com um telhado verde.
A cúpula amarela é inspirada por um temazcal, sauna tradicional mexicana. Construída com tijolos adobe perfilados e coberto com uma mistura especial de terra e cal. A fonte de calor da sauna é uma estufa rocket, adequadamente projetado.
PORTÃO DE ENTRADA
Nossas construções e moradias de bambu são principalmente iniciadas com oficinas realizadas por Jorg Stamm, Jaime Peña, e Marc van Lengen. Os bambus cultivados, tratados e usados qui no Instituto são Asper, Guadua, Mirim, Vulgaris e Tuldoldes. No momento, temos estruturas de bambu gigante feitas com Jörg Stamm, e mais de ripas de bambu construídas com Jaime Peña.
Nuestras construcciones y viviendas de bambú son iniciadas principalmente durante los cursos realizadas por Jörg Stamm, Jaime Peña y Marc van Lengen. Los bambús cultivados, tratados y usados aquí en el Instituto son Asper, Guadua, Mirim, Vulgaris y Tuldoldes. Actualmente tenemos 5 estructuras, la entrada del portón principal, la cubierta del estacionamiento, una bambucería, una bóveda de 3 arcos y la torre tornada de bambú.
GARAGEM
BAMBUZERIA
Bambuzeria - denomina um espaço de trabalho (oficina) que usa o bambu como matéria prima.
ABÓBADA
Em construção também há uma abóbada feita de adobes, que será o primeiro de nossos espaços construído inteiramente com materiais naturais, para que os hóspedes vivenciem a experiência de uma habitação natural.
Uma cobertura de jardins verticais sendo montada.
Uma forma de madeira é usada para subir os 3 arcos de tijolo. A forma da abóbada é uma curva ótima. Pode ser demonstrada toda vez com um pedaço de corda ou corrente, segurando ambas as extremidades e aproximando ou afastando-as, enquanto a gravidade faz o resto moldando a corda de forma mais eficiente contra as forças gravitacionais. De cabeça para baixo aparece o padrão para a distribuição de peso o mais natural possível.
A invenção original do Minke, a salsicha de terra pode enriquecer a construção de paredes naturais.
Algumas das oficinas com Gernot Minke e Marc van Lengen são dedicadas aos jardins verticais e às construções de telhados verdes. Existem várias formas e soluções dessas técnicas para serem experimentadas no TIBÁ.
TORRE TORCIDA
A torre construída com Jörg Stamm tem mais de 12 metros de altura, feita de 24 pólos verticais que estão conectados com pregos de bambu e parafusos. Através de uma escada interna, chega-se ao quarto e varanda do 3º andar, entre as copas das palmeiras com uma vista espetacular do vale.
Aqui, a intenção é viver a experiência de morar em um espaço construído somente de bambu. A maioria de nossas estruturas são projetadas e construídas para serem permanentes, no entanto, também estamos muito interessados em explorar a construção de estruturas temporárias devido às necessidades atuais do mundo para abrigos rápidos.