A infra-estrutura principal do TIBÁ é desenvolvida para receber convidados e estudantes, até 40 pessoas, comportando espaços para a equipe e aprendizes. Todos os espaços recreativos, de jantar, de palestra, de meditação e de oficina são concebidos para uma ótima experiência de trabalho e aprendizagem.
La infraestructura principal de TIBÁ está creada para recibir invitados y estudiantes con una capacidad de hasta 40 personas, con hospedajes separados para el equipo y aprendices. Todos los espacios recreativos, de comidas, charlas, meditación y oficina son concebidos para una óptima experiencia de trabajo y aprendizaje.
Na biblioteca, 60 anos de coleção de livros culminaram em uma rica lista de ficção e não-ficção nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa, alemã e francesa. Além disso, estamos constantemente adicionando novos títulos sobre sustentabilidade e arquitetura de baixo impacto. O espaço também abriga a coleção de máscaras de Johan e Rose, oriundas de culturas nativas de vários lugares do mundo.
Há também um espaço memorial dedicado a Johan e Rose van Lengen, mostrando uma seleção de documentos visuais e escritos da carreira e da pesquisa de ambos, tanto na arquitetura quanto nas artes visuais, e permite observar vários aspectos de projeto compartilhado deles, o Instituto TIBÁ.
HOSPEDAGEM
A casa principal conta com 7 quartos, com uma capacidade total para 27 pessoas, acomodando a maioria dos participantes. Além desses, existe uma moradia a parte para os instrutores, comportando o limite de 32 cômodos.
Alimentação
Graças à culinarista experimentadora Aga Probala, a comida varia de acordo com cada oficina realizada no TIBÁ. Pode-se dizer que os pratos são servidos em todas as formas e cores, até mesmo azul. E claro, há muito prazer com a comida deliciosa, que mantém o bom humor, a força e o foco durante as oficinas.
Os pratos são ovo-lacto-vegetariano e PANCs.
Risottos de cogumelos, quiche com taioba, aloo gobi, gyros e tzaziki, saladas com mamão verde, guacamole, curry tailandês com xuxu, tagliatelle com umbigo de banana, várias marmeladas caseiras de frutas locais e os clássicos brasileiros. A próxima oficina pode resplandecer com mais uma parte desse espectro culinário. Especialmente quando no TIBÁ chega...
...o professor Valdely Kinupp, pesquisador e disseminador de plantas comestíveis não convencionais. Autor do compêndio PANC, coletando 351 plantas completamente negligenciadas como fonte de alimentação e inovação culinária. Os estudos de Kinupp indicam mais de 10 mil PANCs exclusivamente no Brasil, e mais de 50 mil em todo o mundo.
O curso de PANC no TIBÁ é uma revelação dessa potentialidade - onde, ao longo de alguns metros, Kinupp é capaz de identificar dezenas dessas plantas, ao mesmo tempo em que oferece experiências mais surpreendentes para o paladar de seus alunos.