Escolas do oscar niemeyer
UMA PESQUISA AUDIOVISUAL
etapa de pesquisa : produção e análise de vídeogravações
A pesquisa foca nos edifícios escolares projetados por Oscar Niemeyer, implementados pelo os governos do Leonel Brizola (1983 – 1987 e 1991 – 1994) como Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro. A construção dos CIEPs constituiu uma iniciativa sem precedentes, de trazer educação de qualidade para os localizações com acesso impedido à escolaridade, em uma escala de mais de 500 escolas em todo o estado do Rio de Janeiro. Todos os prédios projetados no mesmo padrão, sendo quase idênticas na aparência, embora difiram em suas relações com os espaços urbanos e rurais onde foram integrados.
O modo de arquitetura representado pelo modelo CIEP, pode parecer incompatível até contraditório com as proposições de bioconstrução ou arquitetura de baixo impacto, porém a pesquisa poderia revelar uma série de perspectivas innovadoras.
Como as idéias da arquitetura modernista com todos os seus benefícios (funcionalidade e estética formal) poderiam ser desenvolvidas com o uso de materiais orgânicos (taipa de pilão, tijolos de adobe, hiperadobe)?
No caso de edifícios pré-existentes, como poderiam ser reformados através da introdução de soluções sustentáveis, como telhados verdes, jardins verticais e construção com bambu?
Esta abordagem híbrida poderia ter a potencialidade de contrariar uma ideologia puritana prevalecente do mundo da arquitetura “verde”, em prol de uma progressão mais imparcial e compreensivo para a sustentabilidade; encorajando menos as manifestações isoladas da alternativa, e mais a alteração genuína da infraestrutura existente no país.
Sobre o pesquisante :
Luis Probala, formou-se em artes no departamento de Intermídia da Academia de Bellas Artes de Cracovia (Polonha). Sua dissertação artística intitulada "O rosto revelado por um horizonte" foi uma monografia da comunidade polonesa depois às transformações devidos à entrada do país na União Europeia, a reforma da mineração e a expansão da população urbana no espaços rurais.
Participou em várias exibições coletivas com um caráter site-specific e de vídeo-arte. A prática artística dele envolve conceitos de arte contextual e a noção da memória social, como também projetos interdisciplinares para jovens. Recentemente trabalhou com a disseminação e arquivação do legado de instituto Tibá e seus fundadores.